NHAMUNDÁ | Matadouro Municipal segue interditado e sem solução efetiva
Postado
15/03/2025 00H27

A interdição do único abatedouro do município está dando o que falar, pois travou-se uma briga pública entre um vereador de oposição, a prefeita do município e envolveu até um deputado estadual.
Desde 2021 o Matadouro Municipal é alvo de fiscalizações do Ministério Público (MP), que na ocasião através da Promotoria de Justiça de Nhamundá, ajuizou uma ação civil pública contra o município pela falta de licença ambiental do local, sofrendo então um auto de infração do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
Em novembro do ano passado, o MP e o Poder Judiciário fizeram uma nova fiscalização que constatou a permanência de graves irregularidades no Matadouro.
No mês passado por duas vezes, animais que seguiam para abate, fugiram e causaram transtornos na cidade, o que repercutiu nas redes sociais e noticiários ocasionando uma nova fiscalização e desta vez, a interdição do local no dia 19, não somente por conta da fulga dos animais, mas pelas péssimas condições sanitárias do ambiente.
Por conta disso, o vereador Zé Luiz (MDB), implementou uma petição para resolução do problema no dia 24 de fevereiro. Ele solicitou a reforma e ampliação do Matadouro Municipal, afirmando que a população não pode ser prejudicada pela falta de cuidados da administração municipal.
Recentemente em uma seção na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e o vereador nhamundaense, fizeram duras críticas à prefeita Marina Pandolfo (União Brasil), falando que a própria prefeita havia se queixado na Câmara Municipal, de não ter recursos para as obras de melhorias e adequação do Matadouro. No entanto, ontem (14), Marina fez um vídeo com vários vereadores da situação e falou que o vereador Zé Luiz mentiu, pois ela já havia citado em reunião no último dia 24 na Câmara de vereadores com presença de Zé Luiz, que o município já dispõe de uma emenda do deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) no valor de 500 mil reais destinada para a obra.
O vice-prefeito Neto Carvalho também afirmou que no dia 17 de fevereiro na abertura dos trabalhos legislativos, anunciou na mensagem do executivo a reforma do matadouro, citando a emenda do deputado Abdala e ainda desafiou, tanto o vereador Zé Luiz quanto o deputado Sinésio a perda de seu mandato caso o município ainda não tenha o recurso.
Mais necessário do que estarem se digladiando, é a efetivação das melhorias no Matadouro Municipal,
pois a população, os pecuaristas e os comerciantes, precisam do perfeito funcionamento do mesmo.
Estamos acompanhando o decorrer e aguardando o início das obras. Que o bom entendimento entre os envolvidos prevaleça, para efetiva resolução do problema.
Por: Roberto Viana
RÁDIO NHAMUNDÁ | A rádio dos nhamundaenses
Facebook: @radionhamunda
Instagram: @radionhamunda_
www.radionhamunda.com.br
APP RÁDIO NHAMUNDÁ | na Play Store
Categoria:Política