Deputadas de nove partidos pedem a cassação de Plínio Valério após fala contra Marina Silva

Deputadas de nove partidos pedem a cassação de Plínio Valério, após fala contra Marina Silva 


Deputadas de nove protocolaram ontem (20), uma representação no Conselho de Ética do Senado contra o senador Plínio Valério (PSDB-AM). O pedido foi motivado pela declaração do parlamentar durante um evento em Manaus, onde afirmou que teria vontade de "enforcar" a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enquanto prestava depoimento na CPI das ONG's. A fala gerou forte reação no Congresso e na sociedade civil.


A denúncia é assinada pelas deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Duda Salabert (PDT-MG), Enfermeira Ana Paula (Podemos-CE), Gisela Simone (União Brasil-MT), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Laura Carneiro (PSD-RJ), Maria Arraes (Solidariedade-PE), Tabata Amaral (PSB-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ). O deputado Túlio Gadelha (Rede-PE) também endossou o documento. As parlamentares argumentam que a declaração extrapola a imunidade parlamentar e configura violência de gênero. Elas destacam que o uso do termo "enforcá-la", direcionado a uma mulher em um contexto político, representa uma tentativa de silenciamento e intimidação, além de reforçar discurso de ódio contra lideranças femininas. O grupo cobra medidas firmes do Conselho de Ética contra o senador.


A fala também gerou reações dentro do Senado. A senadora Leila Barros (PDT-DF), repudiou publicamente a declaração, enquanto o presidente da Casa, David Alcolumbte (União Brasil -AP), cobrou uma retratação de Valério. Em resposta, o senador afirmou que não repetiria a frase, mas disse não se arrepender do que declarou. O pedido de cassação ainda não tem data para ser analisado pelo Conselho de Ética.


RÁDIO NHAMUNDÁ | A rádio dos nhamundaenses 


Facebook: @radionhamunda
Instagram: @radionhamunda_
www.radionhamunda.com.br 🎧🐎
APP RÁDIO NHAMUNDÁ | na Play Store 🎧🐎
Categoria:Política

Deixe seu Comentário